segunda-feira, 2 de maio de 2016

SINJUS lança Núcleo de Saúde no Dia de Combate ao Assédio Moral



Apresentação teatral

Chefes que confundem autoridade com autoritarismo, que vivem comparando a iniciativa privada com órgãos públicos, como se a primeira fosse necessariamente mais diligente que os segundos; colega de trabalho que faz o tipo bajulador e não só apoia, mas ajuda a reproduzir um estilo de gestão prepotente em busca de vantagens ou favores dos superiores; controle sobre o tempo que se gasta lanchando ou indo ao banheiro; convocações de reuniões de trabalho por e-mail, de modo que alguns não são copiados ou avisados, para depois serem cobrados publicamente pela “ausência”; perseguições pessoais e pressões para o cumprimento de metas e funções que nem são atribuições próprias do servidor. Quem nunca passou por isso? O assédio moral tem muitas faces. Há ainda um preconceito machista que desqualifica a competência e a opinião de mulheres, sem levar em conta a formação curricular e a experiência.



Juntando exemplos de denúncias e relatos, um grupo de atores, a convite do SINJUS-MG, realizou uma apresentação teatral em frente à Unidade Goiás do TJMG para chamar atenção para o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Neste dia 2/5, o Sindicato dá início às atividades da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho. Foi lançado o Núcleo de Saúde e, ao longo da semana, os diretores visitarão os setores para a distribuição da Cartilha Oficial do TJMG sobre o tema.



O diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do Sindicato, Jonas Araújo, falou sobre questões mais amplas que têm levado essa prática a acontecer recorrentemente dentro do TJMG. A terceirização do trabalho e o atual modelo de gestão, que impõe metas abusivas, mesmo diante do insuficiente número de servidores, , são alguns dos exemplos que se encaixam no cenário.

Os demais dirigentes do SINJUS-MG falaram sobre a importância dessa data e ressaltaram que sem a solidariedade e a denúncia dos servidores, o Sindicato não consegue atuar junto ao Tribunal para solucionar os malefícios do assédio moral. Afirmaram que “o medo é o motor do assédio moral” e que só colabora para agravar ainda mais o problema.



Além disso, deixaram claro que o assédio moral não é exclusivo do TJMG e que acontece também em outros setores públicos. Nesse sentido, lembraram que a luta do Sindicato contra essa prática começou em 2007, quando o presidente do TJ da época afirmou que não existia assédio moral dentro da Instituição. Foi a partir daquele momento que o SINJUS passou a levantar a bandeira de combate a esta prática. Foram realizados debates e reuniões com os servidores para discutir o tema e exigir do Tribunal uma política de enfrentamento ao assédio moral.

Em 2011, conquistamos, depois de uma luta empreendida por SINJUS-MG, SERJUSMIG e outros sindicatos mineiros, a edição da Lei Completar 116/2011, que previne e pune o assédio moral na administração pública estadual. Mas, somente em 2013, depois de muita negociação e pressão, a Administração do TJMG criou a Comissão Paritária, formada por magistrados, servidores e representantes sindicais, para traçar estratégias de combate e prevenção ao assédio moral. O diretor de Formação e Política Sindical, Robert França, é quem representa o SINJUS na Comissão.


NÚCLEO DE SAÚDE
Arthur Lobato, psicólogo/ saúde do trabalhador
O psicólogo, especialista em saúde do trabalhador, Arthur Lobato, que integra a Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG e SERJUSMIG, afirmou que o objetivo do Núcleo de Saúde é ampliar o projeto de combate a essa prática e reiterou que todo trabalho do Sindicato parte da denúncia dos servidores.

Uma das atividades que serão realizadas pelo Núcleo são os encontros mensais da “Roda de Conversa”, que acontecerão sempre na primeira quinta-feira do mês. E, nesta semana, dia 5/5, será debatido o PJe. Os interessados podem se inscrever para participar do encontro no turno da manhã, das 10 às 12h, ou no turno da tarde, das 15h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3213-5247.

Arthur Lobato aproveitou para lembrar que os plantões de atendimento continuam todas as terças-feiras, com a presença de advogado, psicólogo e diretor de saúde do Sindicato. E que a Clínica do Trabalho do Sindicato faz atendimento psicológico individual, focando a relação: Trabalho, bem-estar e sofrimento. Por fim, condenou o fato de alguns chefes confundirem prestação de serviço público com modelos fordistas e tayloristas aplicados à produtividade das máquinas durante a Revolução Industrial do século passado. "Cada processo tem sua especificidade e complexidade. Não dá para ficar cobrando agilidade dos servidores como se esse trabalho fosse uma linha de produção", afirmou.

PROTESTO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG



Ao final do evento do SINJUS, alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro Acadêmico Afonso Pena, popularmente conhecido pela sigla CAAP, realizaram um protesto independente em frente à Unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Na ocasião, questionavam a liminar concedida na sexta-feira, 29/4, pelo TJMG, proibindo a entidade representativa dos estudantes de prosseguir com a realização de uma assembleia para discutir o posicionamento dos alunos diante do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão, assinada pela juíza Moema Miranda Gonçalves, gerou indignação nos estudantes. Foi fixada uma multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento.

Ao mostrar solidariedade e apoio ao ato organizado pelo CAAP, o coordenador-geral do Sindicato, Wagner Ferreira, defendeu a liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento. E lembrou que em 2015 a entidade estudantil integrou várias mobilizações organizadas pelo SINJUS-MG.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:


Roda de Conversa: Discutindo o Processo Judicial Eletrônico – PJE
Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral
Liminar impede estudantes da UFMG realizarem assembleia sobre impeachment
Comissão paritária do TJMMG se reúne pela primeira vez

Comissão contra assédio moral no TJMG se reúne para traçar estratégias

Publicado em: http://www.sinjus.com.br/

Nenhum comentário: