quarta-feira, 10 de maio de 2017

TRT promoverá debate sobre “assédio moral no trabalho”

Evento será voltado para servidores do Tribunal; Psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo DSTCAM do SITRAEMG, participará como um dos expositores do evento.
O psicólogo Arthur Lobato, especialista em saúde do trabalhador e responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG, e nessa condição integra o Comitê de Saúde do TRT da 3ª Região, participará da “Mesa redonda: assédio moral no trabalho”, que será promovida pelo TRT da 3ª Região no próximo dia 12 de maio, no plenário 2 de sua sede (Avenida Getúlio Vargas, 225), em Belo Horizonte. O evento, promovido pelo comitê gestor de saúde do TRT, criado pela resolução 207/CNJ e coordenado pela desembargadora Denise Alves Horta, será voltado exclusivamente para servidores do Tribunal.
Conforme informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT, o comitê de saúde já realizou um total de 11 reuniões, sendo oito no ano passado e três em 2017. O juiz Rodrigo Ribeiro Bueno, um dos expositores no debate programado para o dia 12, é o representante da 1ª Instância no comitê.
PROGRAMAÇÃO
  • 15h – Abertura: Desembargadora Denise Alves Horta
  • 15h15 – Assédio moral e sofrimento psíquico:  Psiquiatra e Secretário de Saúde Dr. Geraldo Mendes Diniz
  • 15h45 – Assédio moral e a visão do magistrado: Juiz Cláudio Roberto Carneiro de Castro e Juiz Rodrigo Ribeiro Bueno
  • 16h30 – intervalo
  • 16h40 – Formas de combate ao assédio moral: Psicólogo Arthur Lobato (Sitraemg)
  • 17h10 – O que o Tribunal tem feito: Dr. Geraldo Diniz
  • 17h20 – Debate
  • 18h – encerramento
DSTCAM DO SITRAEMG
A saúde do trabalhador do Judiciário Federal e o combate ao assédio moral nos locais de trabalho foram algumas das principais bandeiras de luta apresentadas durante a campanha que elegeu a atual diretoria executiva do SITRAEMG. Cumprindo o compromisso assumido, a diretoria levou ao X Congresso do SITRAEMG, realizado em abril de 2015, em Juiz de Fora, a proposta de criação do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), que foi aprovada por unanimidade pelos participantes.
O departamento começou a funcionar em meados do mesmo ano passado, e, desde então, vem mantendo uma intensa agenda de trabalho. Além de atender os casos de adoecimento e assédio moral apresentados/denunciados pelos filiados, procurou discutir o tema com a categoria nos diversos eventos promovidos pelo Sindicato, como os encontros regionais, rodas de conversa e o Seminário do DSTCAM – promovido pela entidade em novembro do ano passado, reunindo durante dois dias, em debate em Belo Horizonte, profissionais de saúde dos mais renomados do país com experiência em saúde do trabalhador. E, graças à busca de aproximação do DSTCAM com os departamentos de saúde dos tribunais, tornou-se possível a inclusão de representante do mesmo nos comitês de saúde instituídos pelos respectivos órgãos. Melhor para os servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais.
“Vai ser um debate muito bom e nossa preocupação é grande sobre a matéria. Inclusive, dentro dos 30 sindicatos do PJU, o SITRAEMG está sendo vanguarda no projeto contra o assédio moral no serviço público (clique AQUIe leia a matéria)”, salienta o coordenador geral do Sindicato Alexandre Magnus.

Nenhum comentário: