quinta-feira, 16 de junho de 2016

10° Consinjus começa falando sobre ética e transparência



Humano. Humanização. Humanidade. Ser. Pertencer. Exercer. Transparecer. Querer. Poder. Permitir. Impedir. Reagir. Insurgir. Ideia. Ideal. Ideologia. Viver. Conviver. Sobreviver. Dignidade. Indignidade. Bom. Ruim. Investigar. Pleitear. Aceitar. Adotar. Lutar. Que reações você tem, caro(a) colega leitor(a), ao ler estas palavras? Se convier, releia e observe. Será tudo tão parecido? Será a vida tão filosófica? Teremos tempo para filosofias?

O objetivo geral do Congresso dos Servidores da Justiça (Consinjus) é o de instrumentalizar os servidores com conhecimentos e análises críticas. E para quê? Seria possível dizer que tudo na vida se resume a poder. Assim como a todas as outras palavras com que abrimos esta reportagem referente ao primeiro dia da 10ª edição do Consinjus. Mas a verdade é que tudo isso diz respeito à ética – uma palavrinha cujo sentido é muito confundido e, por isso, às vezes distante, mas que, quando compreendida apresenta muito mais vida prática do que filosofia.



Na noite desta quarta-feira (15/6), a ética foi definida como “a forma como nós convivemos uns com os outros. A forma como nos relacionamos. Aquilo que sou capaz de pensar acerca daquilo que faço. Tem a ver com a ação. E há um costume em se pensar em moral quando se pensa em ética, mas a moral não necessariamente é ética. A moral tem mais a ver com a cultura de uma ou outra sociedade. A ética é aquele pensamento que se materializa na sociedade hoje. Agora. A cada momento. Está diretamente ligada às ações que escolhemos tomar para viabilizar a convivência em sociedade”.

Tais definições vieram da gaúcha, de Vacaria (RS), Márcia Tiburi. Graduada em filosofia e artes, mestre e doutora em filosofia, além de autora de mais de 20 livros, Tiburi foi convidada a abrir a edição de 10 anos do Consinjus para discorrer sobre “ética e transparência na administração pública” dentro do tema geral do Congresso - Humanização da Justiça: ética, cidadania e controle social.



Segundo o diretor de Formação e Política Sindical, responsável pela organização do evento, Robert França, “a escolha do tema está ligada ao sentido coletivo das coisas e vem provocar o debate em torno do fato de ser impossível falar em humanização sem ética, uma vez que um dos grandes aspectos da ética é a preocupação com o outro, com os reflexos que a atitude individual tem no coletivo. E cremos que é a partir disso que a participação é fomentada, sendo, portanto, este o meio pelo qual se dá o verdadeiro controle social”.



A coordenadora-geral do SINJUS em exercício, Viviane Queiroz, concorda. “Analisar essas questões e retirar propostas a partir dos debates é a melhor forma de contribuir para um sistema mais justo e democrático”, defendeu, lembrando que a realização do evento, que acontece a cada dois anos, em 2016 também faz parte das comemorações do Aniversário de 27 anos do SINJUS-MG. “No dia 5 de junho, o SINJUS completou 27 anos de atuação. É um orgulho colaborar numa entidade que busca desempenhar o papel social e político de contribuir para a consolidação da democracia”, disse.

O Aniversário do SINJUS-MG, este ano, trouxe o tema solidário à tona, por meio da realização de vários eventos que implicam numa atitude solidária. No caso do 10° Consinjus, foi pré-requisito para a inscrição a entrega de um quilo de alimento não-perecível (exceto sal e fubá). Os produtos recebidos serão doados à Cidade Refúgio, entidade de recuperação de moradores de rua.



Entrevista

Para saber mais sobre o tema desenvolvido por Márcia Tiburi, entre aqui no canal do SINJUS no Youtube e confira uma breve entrevista concedida pela especialista à nossa equipe de reportagem.





Íntegra da palestra

Fique ligado no canal do SINJUS no Youtube. Dentro de poucos dias, você poderá conferir a íntegra dessa e das palestras que ainda serão realizadas pelo Consinjus.

Sessão de autógrafos

Depois dos intensos debates que sucederam à palestra de Tiburi, foi promovida uma sessão de autógrafos pelo SINJUS-MG. Os principais títulos trazidos pela plateia foram “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual” (Record, 2014), cujo tema foi foco da conferência; “Como Conversar com um Fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro” (Record, 2015); e “Sociedade Fissurada” (Record, 2013).

Análise de Conjuntura

E não perca nesta quinta-feira (16/6): a partir das 8h será definido o Regimento Interno do Congresso e, na sequência, quem abre a série de palestras é a PhD em ciência política, Mara Telles, com uma rica análise de conjuntura. Conheça aqui a “bagagem” profissional desta e de outros palestrantes bem como a programação completa do evento. O 10° Consinjus está sendo realizado de hoje (15) até 17/6, no hotel Dayrell, à rua Espírito Santo, 901, no Centro de BH.

Clique aqui para ir para a página oficial do evento no site do SINJUS-MG.


Nenhum comentário: