sexta-feira, 5 de maio de 2017

DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO TRABALHADOR E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL (DSTCAM) – AÇÕES DE 2015 A 2017






LINK JORNAL DSTCAM/SITRAEMG

A criação do DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO TRABALHADOR E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL (DSTCAM) foi concretizada no X Congresso Ordinário do SITRAEMG em abril de 2015, o qual deliberou a necessidade de lutar por saúde, trabalho digno, contra o autoritarismo, a sobrecarga de trabalho e combater o assédio moral.

O departamento foi lançado nos atos públicos em frente aos tribunais em julho de 2015, em plena greve histórica do funcionalismo público federal. Pude acompanhar o  início desta luta, participando de assembleias e atos públicos, indo a Brasília, viajando por 8 comarcas nos encontros regionais, levando a temática do assédio moral como luta política do sindicato em prol da saúde do trabalhador. Além disso, realizamos eventos como as rodas de conversa em Belo Horizonte e no interior, além do Seminário de Saúde do Trabalhador em novembro de 2016, com a participação dos maiores especialistas do Brasil na temática saúde do trabalhador e combate ao assédio moral, palestras disponibilizadas no site do sindicato. Realizei mais de 200 sessões de atendimento individual para orientação a servidores que vivenciavam mal estar no trabalho e análise de casos enviados por e mail ou por contato telefônico.

O DSTCAM realizou dezenas de reuniões semanais para deliberar ações e estratégias, publicamos 4 jornais do DSTCAM focando o combate ao assédio moral em prol da saúde do trabalhador. Foi criado um link no site do Sitraemg onde além de nossas ações foram publicados diversos artigos focando a questão do assédio moral e sua relação com o sofrimento e adoecer do trabalhador. Levamos o trabalho do Sitraemg para congressos científicos como o da ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), o que referenda pela comunidade científica o trabalho realizado pelo Sindicato.

Destaco também a participação do Sitraemg no Comitê Gestor de Saúde do TRE e TRT, de acordo com a resolução 207 do CNJ, e o contato permanente com a Justiça Federal que pelo fato de ser seção judiciária, tem seu comitê gestor em Brasília no TRF1.

Fizemos manifestações em frente aos tribunais, distribuindo jornais, informando sobre o assédio moral, dialogando com os servidores, especialmente, no dia 2 de maio, dia de Combate ao Assédio Moral. Fizemos intervenção em duas comarcas, envolvendo conflito entre o coletivo de trabalhadores, além de diversas reuniões no TRE, TRT, Justiça Federal sempre que demandados pelos servidores, além do acompanhamento de perícias.

Neste período de eleições, continuamos nossos trabalhos e aguardamos o resultado, que será a escolha dos servidores entre as três chapas apresentadas. 

Arthur lobato
Psicólogo/saúde do trabalhador
Responsável pelo  DSTCAM  Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral do SITRAEMG.


LINK JORNAL DSTCAM/SITRAEMG


Nenhum comentário: