segunda-feira, 28 de agosto de 2017

III CONSERJAL – Servidores do Judiciário discutem os desafios da carreira

Na sexta-feira, houve palestras e debates sobre assédio moral no trabaho, com Arthur Lobato - com lançamento de cartilha sobre o tema - e sobre a luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores, com Giovanni Alves, além de informes da Fenajud, com o presidente Luiz Fernando.


Elogiado pela organização e conteúdo programático, o III Congresso dos Servidores do Judiciário do Estado  Alagoas, promovido pelo SERJAL, foi aberto na noite desta quinta-feira (17), no Hotel Jatiúca, em Maceió, colocando em pauta a reflexão da categoria sobre os novos desafios frente às mudanças que se consolidam com as reformas trabalhista e previdenciária, com graves consequências para os trabalhadores brasileiros, sobretudo os que atuam no serviço público.
Mais de 100 pessoas se inscreveram para  participar do evento, que conta, também, com representantes de outros estados. Na solenidade de abertura, a presidente do SERJAL, Raquel Faião, falou da enorme satisfação em encerrar sua gestão (no próximo mês ela estará se afastando para licença maternidade) com a realização do Congresso.
Na verdade, segundo Raquel, era sua intenção realizá-lo há um ano, mas destacou que circunstâncias diversas exigiram da diretoria um esforço prioritário na administração do SERJAL, na reconstrução da credibilidade e do patrimônio da entidade, na participação nas lutas nacionais em defesa dos trabalhadores e, em especial, na condução das muitas lutas em defesa dos direitos dos servidores do Poder Judiciário de Alagoas, como a concretização do tão sonhado PCCR.
Ela lembrou que toda conquista requer engajamento e unidade de classe. "Os desafios do nosso dia a dia são enormes, frente às grandes mudanças que enfrentamos nas relaçoes de trabalho, nas reformas que insistem em nos tirar direitos e conquistas, em precarizar as relações de trabalho, em jogar na conta do trabalhador os prejuizos de uma crise econômica e social que não inventamos. Mas nossa luta e nossa força de vontade têm que ser ainda maiores para vencê-los", destacou Raquel.
A unidade da categoria em torno do Sindicato, representante legítimo único de todos os servdidores do Poder Judiciário de Alagoas, também foi ponto de destaque do discurso da diretora de Formação Sindical do Serjal, Ana Paula Araújo. "Os próximos anos serão de imensa dificuldade para a luta dos trabalhadores públicos, exigindo de nós consciência de classe. Precisamos de unidade contra o fracionamento da categoria do Judiciário. Sem isso não seremos vitoriosos na luta árdua e difiícil que se projeta cada vez maios a partir da conjuntura em que vivemos, açoitados pela crescente ofensiva do capital. O Sindicato sou eu, é você, é a união de todos nós na trincheira de luta contra os interesses daqueles que não valorizam o esforço dos trabalhadores públicos da Justiça", disse Ana Paula. 
A noite de abertura do III CONSERJAL prosseguiu com palestra e debate sobre a II Resolução 219 do CNJ e suas consequências para os servidores do Judiciário, com Ludimar Rafanhim, encerrando com o grande Show Folclórico do grupo Transart, que encantrou a todos com a apresenta dos folguedos alagoanos.
À tarde haverá discussões temáticas e planejamento estratégico, encerrando a partr científica do Congresso, com um jantar e o show Globo de Ouro, da cantora Irina Costa.
Lembrando que no sábado, às 9h haverá assembleia de prestação de contas do SERJAL e às 10h30 nova assembleia deliberativa sobre a Data-base de 2017, conforme convocações.    






Publicado em: http://serjal.com.br/

Nenhum comentário: